sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

«Tu tens é inveja»

Entre as muitas coisas que não percebo, há uma que além de não entender, me irrita profundamente. Vejo-o todos os dias, pelas redes sociais ou até numa mesa de café, entre amigos. 

Tudo começa quando uma mulher tece um comentário depreciativo sobre outra, discorda com outra ou critica determinada atitude tida por outra mulher. Por exemplo:
- Já viste as fotos desta fulana? Qual é a necessidade de se despir nas redes sociais?

Há sempre alguém que responde com o básico «tu tens é inveja».

Vamos começar pelo princípio: de facto, existe uma frase que apela a que não tendo nada de simpático para comentar, se fique calado. Até certo ponto, concordo e a verdade é que infrinjo essa regra apenas quando estou junto do meu núcleo duro, em que faço todos os comentários sinceros, honestos e brutos que me apetecer. Com o resto do mundo, não deixo o sarcasmo de lado mas contenho-me (pelo menos não refiro nomes!). Faço-o por uma questão de educação, já que nem sempre estamos cientes de que podemos ferir susceptibilidades alheias. 
Tudo bem, as pessoas podiam ser todas cordiais e hipócritas e optar por calar sempre a sua opinião negativa, no entanto, o planeta não funciona assim e há quem fale sobre os outros livremente, sem pudores - seja o visado uma celebridade estilo Kim Kardashian ou não. 

Não é esse o meu foco hoje. O que me irrita é a presunção de que quem aponta o dedo o faz sempre por inveja. Melhor: se for uma mulher a criticar outra, a única razão para que o faça é a inveja. Não nego que isso aconteça, pelo contrário, mas acredito que não seja sempre essa a motivação para manifestar opiniões contrárias ou mero desagrado por pequenas coisas.

Sei que assim é porque não invejo a atenção que recebe uma porquitxona do Instagram e critico-as sem nunca desejar agir como elas. 
Sei que assim é porque quando uma amiga minha não entende a excessiva exposição a que alguém sujeita os seus filhos e o menciona, está a ser sincera porque simplesmente não concorda com isso e não o faz. 
Sei que assim é porque por mais parvas e mesquinhas, competitivas e cabras que as mulheres possam ser entre si, não são apenas isso. 
E sei que assim é porque acredito que antes de sermos mulheres, somos seres humanos... e porque quando criticamos um homem, ninguém diz que o fazemos por inveja. 

Tudo isto porque vi uma amiga ser atacada e rotulada de invejosa por ter uma opinião contrária à de alguém e achei extremamente redutor que o primeiro ataque fosse «tu tens é inveja».

Sem comentários: