sexta-feira, 6 de abril de 2018

Terceira dose de pérolas do ano!

Meus queridos, eis aqui mais uma ode à ignorância e ao desrespeito pela nossa Pátria, que é a nossa Língua Portuguesa. É a terceira dose de erros ridículos do ano, que já não vos dava disto desde Fevereiro.

solidariezaram
Eu é que não me solidariezo com quem escreve assim. 

trabalho muito ardo
É aquele tipo de trabalho que aquece como fogo. Por norma, usa-se a expressão «trabalho ardo» quando nos queremos referir ao enorme esforço físico necessário para concluir determinada tarefa.

caucau
As migas que querem ser fofitas e falar à bebé para o seu mor não pedem um cacau quentinho. Pedem um caucau. Ou um caucauzinho quentinho. 

frustado
Frustada fico eu com a propagação de estupidez nas redes sociais.

centimentos
Toda a gente os tem.

destiguir
Quando temos o nariz muitíssimo entupido e queremos dizer as palavras bem ditas, mas sai-nos disto. Quem nunca? Quando a constipação é forte, chega até aos dedos e a escrita fica afectada também.

presedende
Este também devia estar com uma constipação como o anterior. Bem grave. Ou altamente embriagado. Ninguém pode escrever presidente assim e estar sóbrio ou bem de saúde.

cidadoes
Esta é velha, bem sei. Mas é exactamente por isso que não se justifica que alguém ainda escreva isto.

que a vida lhe surria sempre
Ficamos na dúvida, aqui. Será que ele espera mesmo que a vida lhe sorria? Para os mais perspicazes, poderá claramente tratar-se da expressão de um desejo por parte de um grandessíssimo sonso: na verdade, quem diz isto espera que a vida surre com toda a força o receptor da mensagem. Como é sorrateiro, diz «surria» só para que o outro não compreenda a verdadeira intenção da mensagem, que é a vontade de que o outro seja açoitado pela vida. Deste modo, assegura a sua boa reputação (ah e tal, aquele gajo só me deseja bem, é um bacano) e não dá cabo da relação.

eu não me prenúncio
É como diz o outro: «prognósticos, só no final do jogo!».

frambroesa
Parece a língua dos Pês mas com Erres. FramBroEsra seria mais correcto. Ou FramRamBoRoEReSaRa. Whatever, sempre fiquei cansada com esses jogos.

cuidado para não te chujares
É o que dá escrever enquanto se mastiga.

derejido
Este post é derejido a todo o energúmeno que queira constatar comigo a sua falta de noção por escrever assim em público.

colobradores
Ora cá está um excelente exemplo de Português de Fusão! Cobradores que dão colo. É um serviço bom para o caloteiro chorão.

creatividade
Eu sou uma pessoa tão creativa que invento palavras. É.

apromadinha
Ela é PRO em parecer apruamada. Dez minutos e está com bom ar. Sim, sim, Português de Fusão.

por um estante só queria um abraço teu
Isto até é triste, bem sei. Mas quero lá saber. Além de foleiro, confundir um pequeno espaço temporal com mobília é demasiado. Mais valia não expressar centimentos, como dizia o outro ali em cima.

alguém advinha onde estou
É confundir a beira da estrada com a Estrada da Beira. O verbo advir com o verbo adivinhar. É uma salganhada, é o que é.

empavidas e serenas
O que são empavidas? Empadas com bichos vivos lá dentro? Empatias que não estão mortas? Empalhamentos de seres vivos?  Socorro.

Sem comentários: